Seu sorriso é nossa arte
Saúde bucal
Cárie
Placa bacteriana
Gengivite
Primeira Visita
Agendamentos
Escovação
Pós operatório
Biossegurança
Dicas
 

A placa bacteriana é a principal causa das cáries, mau hálito, gengivite, periodontite e outras doenças bucais.

Os restos alimentares não removidos com a higiene bucal junto com as bactérias da boca formam uma camada sobre o dente chamada de placa bacteriana. Com o tempo esta placa endurece formando uma crosta sobre o dente chamada de tártaro (cálculo dental). A placa bacteriana e o tártaro provocam inflamação e/ou infecção na gengiva. O tártaro, à medida que aumenta de tamanho, separa o dente da gengiva, causando infecção. Se esta não for tratada a tempo, a infecção deixa o dente solto causando a sua perda. Uma bolsa é formada entre o dente e a gengiva, servindo de proteção para inúmeros microrganismos que podem acessar a circulação sistêmica atingindo órgãos vitais e causando graves doenças.

A placa é só provocada por falta de escovação dentária regular ou escovação incorreta, e ocorre tanto nos adultos como nas crianças. A higiene bucal adequada previne a placa e seus efeitos nocivos, porém uma vez presente na boca, uma profilaxia profissional é necessária para se recuperar a saúde bucal satisfatória.

A cárie e os problemas gengivais são as principais causas da perda de dentes.

Quando a placa bacteriana não é removida totalmente através de uma correta escovação, começa a endurecer. O cálculo que se forma adere-se firmemente ao dente, produzindo irritação ao favorecer o acúmulo de mais placa bacteriana. O cálculo dental só poderá ser removido pelo cirurgião-dentista.
Home
Informações
Tratamentos
A Clínica
Novidades
Contate-nos
Copyright 2009 Dentista Rio. Todos os direitos reservados.